sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Resenha "Se eu Ficar" - Gayle Forman

"Às vezes você faz escolhas na vida, e às vezes as escolhas fazem você (...)"
Essa foi à pedidos do Blog Dramalhices e eu nem preciso dizer o quanto eu amei a oportunidade de pegar o livro recém comprado e devorá-lo em poucos dias, né? Então meu obrigada especial Carlinha, e fica aqui minha resenha dessa verdadeira história de amor!

É o seguinte: se você ainda não leu "Se eu ficar", leia. É sério, não se trata apenas de uma história triste, carregada à lágrimas e com um final bonitinho. Este livro de 224 páginas (na edição que li tinha o acréscimo da entrevista com os atores do filme e um comecinho do próximo livro) é uma verdadeira reflexão sobre o que nos faz viver. Parece clichê, pois é exatamente o que podemos pensar com esse título, mas a verdade é que você se pega pensando no que faria você ficar, caso estivesse na mesma situação na qual a Mia se encontra. Esse livro é igualzinho a capa: uma colcha de retalhos da vida da jovem violinista, quando ela se vê "desgrudada" do próprio corpo após sofrer um acidente que mata sua família toda. E não estamos falando de espiritismo, viagens astrais, nem nada, para mim pareceu mais a sua consciência, sabe? Como se ela pudesse coexistir com o seu corpo, com os seus pensamentos. 

Você irá chorar com este livro. E nas primeiras páginas, ainda por cima. Conhecemos a família da Mia, o pai que traz consigo raízes punk e agora é professor engravatado, a mãe que é uma ex hippie feminista e o irmão Teddy, hiperativo e muito alegre. Fica impossível não retratá-los em um quadro perfeito na sua mente, porque é tudo muito natural: eles são felizes porque estão juntos. E a viagem catastrófica traz lembranças em Mia que estão incrustadas em sua vida, como se fossem pequenos "fios especiais" que ela guardou para si, com o poder de refrescar sua mente sempre que se lembra de determinadas coisas. É assim que a trama do livro funciona. Mia passa por alguma situação enquanto está em sua forma "espírito" e automaticamente se lembra de determinado momento, sendo que eles explicam muito bem o rumo que suas escolhas vão tomando. É por conta de uma das enfermeiras, aliás, que ela descobre o que a faz estar ali e o poder que tem de mudar seu destino. E acho que é assim para todo mundo, né? Vivos ou não, só nós podemos determinar nosso caminho. Não importa aquilo que acreditamos, pois no final das contas, o que nos faz levantar todos os dias da cama é um conjunto de fatores ou um só, que tem o poder de nos incentivar. Motivar. Fazer com que cada dia seja uma nova chance de recomeçar. É disso que o livro se trata. E não se engane se você acha que é um drama sem sentido algum, com o propósito de nos ensinar alguma lição profunda e acabou. O motivo pelo qual a nossa doce, determinada e talentosa Mia fica, não se trata da perda da família e o desejo de superar todo o trauma envolvido. Tanto que durante o tempo em que ela fica internada na UTI, não importa qual membro de sua família e amigos vá visitá-la; Mia acaba fazendo uma escolha surpreendente no final. E o seu namorado roqueiro, guitarrista da Shooting Star, Adam, é uma lição para quem acredita que o amor não tem força, além dele servir como "chave" para o entendimento desse livro e de sua continuação. Quer dizer, a gente sempre acaba ficando por alguém, né? Faz todo o sentido para mim, que as nossas escolhas se baseiem no que sentimos. É assim que as coisas na vida real acontecem. 

Portanto se apaixonem durante a leitura, por favor! Leiam entendendo todas as escolhas que se passam pela mente fragmentada de Mia e se perguntem se vocês fariam o mesmo. Como já disse, no final, o que importa de verdade, é entender que nós somos donos do nosso caminho e que amar transforma tudo. Ah, e o bônus é que você não precisa ficar chateada com o final do livro, pois tem continuação! E parece que é surpreendente, pois Mia continua inovando quando o assunto é escolher. Então vamos esperar pelo lançamento de "Para onde ela se foi", porque com certeza vou ler! 

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635415
Ano: 2014
Páginas: 224
Tradutor: Amanda Moura



Um comentário: