domingo, 23 de novembro de 2014

Resenha "A Maldição do Tigre" - Colleen Houck


A Maldição do Tigre
Não resisti à febre do momento e resolvi ler o livro da vez, que tem uma capa realmente muito chamativa. É o típico livro que grita "sou uma ficção, me leia!!!", com todo aquele brilho azulado e aquele tigre maravilhoso da capa. Confesso que não é meu tipo de leitura, mas resolvi ler porque foi recomendado por uma super amiga, então eis aqui o que eu achei da deliciosa leitura do meu domingo à tarde. 
Primeiramente, tenho que dizer que é um bom livro pra matar o tempo e não te fazer entrar muito na história. Quer dizer, essa é a minha impressão. "A maldição do tigre" não traz um enredo intenso e nem profundo, a história toda é muito rasa e os personagens, pouco agradáveis de início. Explico o porquê. Apesar de ser uma história muito linda, com a presença de um tigre branco que na verdade é um príncipe indiano rico de olhos azuis, não achei que a narrativa era muito boa. Não cativa, entende? Colleen faz pouco uso dos diálogos, o que me fez muita falta, pois o enredo em si já é pouco descritivo, então ela narra a história com pouca preocupação em fixar nossa atenção no que está acontecendo. Antes da viagem para Mumbai, tudo acontece muito rápido, sem muitas explicações. E isso me irritou um pouco, porque quando estou lendo algum livro de ficção, normalmente eu gosto quando há diálogos que demonstrem o que a personagem está sentindo, ou alguma descrição que aprofunde um pouco mais a narrativa da história. Esse é realmente um ponto bem fraco do livro, mas vamos à história:
Kelsey Heyes. Uma adolescente americana que no começo se mostra simplória, procurando emprego para pagar a faculdade, e tendo como foco principal o fato de ser órfã, mas morar com pais adotivos. Isso lhe dá um emprego no circo local, o que nos leva ao encontro com Dhiren, o tigre branco. À princípio, Kells tinha que apenas que ser a "faz tudo" junto com o outro ajudante Matt e também ajudar o Sr. Davis a alimentar os animais, inclusive o tigre. Cativada pela apresentação que viu do belo animal, Kelsey o conhece e rapidamente conquista um vínculo com Dhiren. Nesta altura, percebe-se que ele não é apenas um belo tigre branco, mas algo além, porque entendemos que ele de fato compreende ela e que, de certa forma, Kelsey o tira um pouco da solidão circense (o que me fez pensar um pouco, porque é realmente uma maldade sem tamanho ter animais no circo, leiam "Água para Elefantes" e entenderão o drama real!). Lembre-se que todo esse envolvimento acontece apenas com Colleen narrando freneticamente os dias, que se passam como um piscar de olhos, até que temos a visita do Sr. Kadam. Ele compra o tigre e convida a garota a passar o resto do verão na Índia, para que ela cuide de Dhiren, já que aparentemente ela parece entendê-lo melhor do que o próprio domador.
Cenas descritas no começo do livro à parte, Kelsey simplesmente embarca para outro país tão rápido quanto começou o novo emprego. Sem dramas, sem complicações e muito menos sem dilemas pessoais. Ela é atraída à causa e viaja para outro país, mas em determinado momento se vê perdida com o seu tigre no meio da selva e aí é que começa de fato à aventura.
Os dois são postos à prova e Kelsey descobre a verdadeira identidade do animal que até então, era seu melhor amigo. Os dois têm aquela tensão afetiva, porque ele é lindo de morrer na descrição, e aí a personagem principal assume uma nova face, a de sarcástica. Até então ela não vinha mostrando essa personalidade, mas como a escritora dá um 360º na história, tudo parece mudar; inclusive a narrativa, que se torna mais interessante. Estamos na Índia, os dois têm uma série de aventuras para passar e pessoas interessantes a conhecer. Kelsey descobre que é protegida da Deusa Durga - inclusive tem uma bela cena dela recebendo a benção - e que pode ter uma boa vida na mansão indiana, sob cuidados do velho e simpático Sr. Kadam. As aventuras incluem conhecer o irmão Kishan, o belo e enigmático irmão que havia roubado a noiva de Dhiren e ajudado de certa forma na maldição. Essa parte achei meio "The Vampire Diaries", por causa de toda aquela história de irmão bonzinho e irmão do mal sedutor e tal. Mas enfim, não sei o resto da série e sinceramente, espero que ela fique com Dhiren. 
Quanto à parte do romance, também achei fraca. Em um minuto, ela está totalmente envolvida com o tigre-homem-príncipe, e no outro, faz a durona e não quer nada com ele porque acha que ele é "areia demais pro caminhão dela". Entendo a parte de que ela estava sentindo algo pelo tigre e por tudo o que ele causava, e que quando Dhiren ficou em sua forma humana tempo demais (ah sim, no começo, os tigres podem ficar apenas 24 minutos do dia sob a forma de homens) ela não soube administrar a dose por ele ser lindo e da realeza, mas... Quem disse que isso foi narrado? Não, apenas vemos a mudança súbita de personalidade que uma hora era dócil e na outra, teimosa. Eu consigo entender a linha de raciocínio de Kelsey - apesar da escritora não facilitar muito-, mas se está rolando algo entre ela e um princípe indiano, é realmente bem idiota ficar afastando o cara o tempo todo porque de repente ela resolveu ser durona, né? 
No fim somos novamente apresentados à Kishan, que resolve se juntar à trupe e não satisfeito por ter roubado a noiva do irmão e se encontrar sob a forma de um tigre atualmente, resolve que também vai cobiçar o novo envolvimento de Dhiren. Nem preciso dizer que fiquei com preguiça do enredo, né? Ainda mais porque ela é toda amiga e fofa com o tigre negro, e resolve que vai esnobar mesmo o tigre branco que até então, fez literalmente de tudo por ela. Mas é isso. Triângulo amoroso, muita lenda indiana e pouca descrição e diálogo só na parte que interessa. E claro, dinheiro para custear toda a viagem e depois "pagar" a ajuda de Kelsey. Coisas que facilitam a fantasia da trama, se é que me entendem.
Por isso que, se você quiser passar o tempo apenas, esse é um livro ideal. Mas não espere que ele te prenda por muito tempo - apesar de você ficar doida para saber o que a Kelsey vai aprontar com o coitado do tigre-príncipe -, porque isso realmente falta na narração! Apesar dos pesares, estou ansiosa para assistir nas telas, porque tenho absoluta certeza que farão uma boa adaptação. Acho que, como roteiro, iria dar um bom filme e eu ia adorar ver todas as partes da Índia descritas, todas as lendas e claro, os tigres na tela. Como livro, achei chato de ler, não me envolveu e a história tem tudo para ser muito legal então vou ler a continuação, porque às vezes o livro melhora, mas não achei que valia todo o alvoroço.

Vejam esse vídeo feito por um fã sobre o "Elenco dos sonhos" para as adaptações do filme. Fiquei impressionada com a escolha dos atores! Tomara que levem à sério essa parte:





Nenhum comentário:

Postar um comentário